terça-feira

O começo de tudo:

Você deseja trabalhar e está um pouco perdido? Precisa de orientação e não sabe por onde começar?

Trabalhar em quê?

A primeira coisa a fazer é uma auto-análise. Que tipo de trabalho poderia ser realizado por você? Pergunte-se quais seus pontos fortes, qual sua disponibilidade, qual sua experiência, o que gosta de fazer.
Se puder pergunte também a um amigo próximo. Com certeza ele revelará detalhes importantes.
Perceba o que fazem pessoas próximas a você, com sua idade e experiência.
Trace uma estratégia.

Como?

Digamos que você enumerou algumas atividades que em sua opinião seriam adequadas às suas competências.

Que tipo de empresas contratam estes profissionais? De que forma as pessoas que você conhece ingressaram neste mercado. Reúna estas informações, pegue o seu Currículo, vista-se adequadamente e comece a divulgar este produto maravilhoso. Você.

Ainda não possui o Currículo?

Então vamos lá:

Este artigo da revista Você SA ajudará muito na confecção de seu CV.


Currículo eficiente
Saber organizar suas informações no papel valoriza sua trajetória profissional e garante a entrevista para aquela vaga dos sonhos


Por Tita Berton
Raul Junior

Fonte: Você S/A on line - edição 094.


OS 10 MANDAMENTOS Antes de fazer (ou refazer) o seu currículo, confira essas sugestões:
1 Folha branca Não tem por que você tentar demonstrar criatividade ou bom gosto mudando a cor do papel. No branco é mais fácil de ler, e ponto.
2 Letra legível Pense que o recrutador terá uns 500 (via de regra) ou 10 000 (vaga para trainee numa grande empresa) para ler. Use letra tipo Times New Roman, Arial ou Verdana no tamanho corpo 12 ou 14.
3 Duas páginas Só pense na terceira página se tiver uma longa e excelente carreira. Na primeira, indique sua formação, experiência e suas qualidades. Na segunda, vão dados adicionais, como trabalho voluntário.
4 Dados atualizados Nome, telefones (dois ou três), e-mail, endereço completo, nacionalidade, estado civil, número de filhos. Isso já dá uma idéia de quem você é. E faz o recrutador achá-lo com facilidade.
5 Formação Mencione cursos de nível superior e pós-graduação. Coloque o ano em que começou e o ano em que terminou cada curso, o nome da instituição e o curso que fez, evidentemente.
6 Experiência Em ordem cronológica, do primeiro ou do último emprego. Inclua data de chegada e saída no emprego, a empresa e o cargo. Seus melhores resultados vão em uma linha.
7 Cursos relevantes Inclua aqui só cursos ligados diretamente ao cargo pretendido ou à especialidade em questão. Não adianta informar que fez culinária na França se a vaga é para engenheiro químico.
8 Idiomas Se é fluente, deve enfrentar uma entrevista inteira. Se for intermediário (consegue ler e escrever, mas não acompanha uma reunião), escreva isso. E, se for elementar, escreva elementar.
9 Só a verdade Isso é consenso. A probabilidade de você ser eliminado durante a entrevista é gigantesca. Por isso, não se exponha a uma situação tão constrangedora, que costuma enfurecer qualquer recrutador.
10 Português correto Terminou de escrever? Releia o documento, em voz alta, várias vezes. É desatento? Não arrisque: pague para alguém fazer a revisão ortográfica para você. Isso conta pontos.
O QUE NÃO FAZER- Nada pior do que causar no recrutador a sensação de perda de tempo. Por isso, não arrisque:
- Não mande fotos ­ A menos que você esteja se candidatando para uma vaga de comissário de bordo e o processo de seleção exija o seu envio. Se não for esse o caso, guarde as suas fotos 3 x 4 para fazer documentos ou renovar a carteirinha do clube.
- Não informe a pretensão salarial ­ Mesmo que no anúncio você leia "informar pretensão salarial", não escreva o quanto você quer ganhar. É muito cedo para tratar do assunto.
- Não cite referências ­ Ninguém quer saber nome e telefone dos seus ex-chefes, por enquanto. Esse tipo de informação, que já foi usada, não é mais aceita como garantia. Deixe para passar esses dados se o recrutador assim os solicitar.

E a roupa adequada?

Bem, algumas pessoas exageram na roupa nestes momentos. Não devemos vestir roupa de festa! O ideal é o sóbrio e elegante.

Para mulheres uma boa calça preta de corte reto e uma camisa branca, bem cortada e bem passada já está perfeito. Caso possua o blazer que combine com a calça, melhor ainda. A blusa branca vai bem também com azul marinho e cinza. Não exagere na maquiagem e nem nos acessórios. Evite principalmente os que balançam muito ou fazem barulho. Dê atenção especial aos cabelos, bem penteados, de preferência presos e às unhas, feitas com cores claras.

Para homens, calça e camisa social. O terno deverá ser usado se o cargo pedir ou se o recrutador solicitar. Capriche na barba e nas unhas. Os sapatos devem ser engraxados.

Lembre-se: Você só tem uma oportunidade de passar uma boa primeira impressão. Não a desperdice! O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e um detalhe fará diferença na hora da decisão final.

Importante. Tenha muito bom humor, não reclame com a recepcionista (às vezes a demora já faz parte da seleção), mantenha-se calmo, acreditando em seu potencial e pensando positivo.

Os processos que não nos aproveitam servem para amadurecimento pessoal. Encare estes momentos como oportunidade de análise de seu desempenho.

Discutiremos detalhadamente todo o processo no decorrer da semana.

Estamos em época de renovação, um novo ano se inicia e com ele muitas oportunidades virão.

Prepare-se e acredite!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário